PUBLICIDADE

Após intervenção dos prefeitos e prefeitas do CIS Alto Sertão, Hospital Geral de Guanambi apresenta melhora no atendimento

Foto: Divulgação

Há anos que o Hospital Geral de Guanambi vinha deixando a desejar com relação as demandas de saúde da região, com os prefeitos e secretários de saúde reclamando e reivindicando melhorias sem serem atendidos.

No mês de fevereiro do presente ano, em reunião por videoconferência entre os prefeitos do CIS Alto Sertão e o governador Rui Costa, o prefeito de Palmas de Monte Alto, Manoel Rubens, se manifestou sobre o grave problema que os municípios estavam enfrentando, principalmente com o transporte de pacientes para realização de procedimentos ortopédicos em municípios muito distantes, a exemplo de Salvador, Ilhéus, Itabuna, Barra, Seabra, Rui Barbosa e outros.

O governador ouviu o clamor dos prefeitos e prefeitas e disse ser inadmissível o que vinha ocorrendo, determinando que a SESAB, imediatamente, tomasse as providências para solução dos problemas.

Em outra reunião do CIS Alto Sertão com o governador Rui Costa, datada de 13/03/21, os prefeitos voltaram a discutir o assunto com o governador, quando a subsecretária da SESAB, Dra. Tereza Paim, apresentou aos prefeitos e prefeitas as medidas que estavam sendo tomadas para solução dos problemas enfrentados.

Nessa reunião, o Presidente do CIS Alto Sertão, o prefeito de Iuiu, Reinalldo Góes, sugeriu ao governador a criação de uma Comissão para o Monitoramento e Avaliação dos serviços ofertados no HGG, composta por três membros do CIS, sendo prontamente aceito pelo governador.

Em conversa com o Prefeito Reinalldo Góes, ele informou que já houve uma melhora significativa no atendimento do HGG. Segundo o Presidente do CIS Alto Sertão, após reunião com a Dra. Tereza Paim, que fez algumas visitas ao HGG, as mudanças começaram a surtir efeito, principalmente com o retorno das cirurgias ortopédicas de emergências e eletivas, reduzindo consideravelmente as viagens em ambulâncias para os diversos municípios distantes da nossa região.

Segundo o Presidente do CIS, o governador Rui Costa atendeu outra reivindicação dos prefeitos que era a implantação de procedimentos cirúrgicos de neurocirurgia no HGG.
“Assim como fizemos nossas reclamações e reivindicações referente ao atendimento do HGG, que estava deixando muito a desejar, agora nós prefeitos e prefeitas consorciados ao CIS, queremos agradecer ao governador Rui Costa e à subsecretária, Dra. Tereza Paim, por terem atendido boa parte dos nossos pleitos”, disse Reinalldo Góes.

Com as medidas adotadas, já está sendo possível os municípios encaminharem suas demandas reprimidas de cirurgias ortopédicas eletivas e de emergências, além de outros procedimentos pendentes, como tomografias e monografias.

Ainda segundo Reinalldo Góes, o início dos atendimentos em neurocirurgia com a equipe completa de neurocirurgiões, o HGG passará a melhor atender a população da região: “O CIS Alto Sertão agradece as intervenções que proporcionaram as melhorias, mas continuará atuando fortemente através da Comissão de Monitoramento e Avaliação, composta pelos prefeitos: Manoel Rubens (Palmas de Monte Alto), Dr. Pedro Malheiros (Sebastião Laranjeiras) e Warley Oliveira (Urandi), no sentido de que o atendimento do HGG possa continuar em processo de melhoria, tendo em vista que a saúde é um direito de todos os cidadãos, não podendo haver interrupção dos serviços que obrigatoriamente devem ser prestados com qualidade e igualdade para todos os usuários da região”.

Fonte: Ascom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Leia mais

PUBLICIDADE