Sob a coordenação da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, iniciou na tarde desta quarta (31), a limpeza da Lagoa de João Amaral, localizada na divisa dos bairros São Francisco de Vomitamel.
Com o período da seca, foi antecipado o serviço de limpeza, pois existe o risco de incêndios na vegetação atingir a rede de alta tensão, como já ocorreu nos anos anteriores, além do cuidado ambiental para aumentar a vazão e retirar entulhos e resíduos. Com fins socioambientais, em 4 de julho deste ano, o Município decretou desapropriação da área, através do decreto nº 2.079.
O secretário de Meio Ambiente Carlos Jackson (Loló) e o servidor Cláudio Malheiros estão acompanhando e monitorando a execução do serviço. Serão instaladas também, nos acessos à lagoa, câmeras de vídeomonitoramento para registrar e coibir o descarte de resíduos e placas grandes de advertência.
Quem for pego descartando entulhos ou resíduos no local, com determinação da Ação Civil Pública vigente na Justiça Federal e TAC firmado com o Ministério Público Ambiental, será preso em flagrante, terá veículo apreendido, além de aplicação de multa, como versa as legislações municipal, estadual e federal.
Após a limpeza da área, será elaborado um projeto de um parque com ciclovia, pista de caminhada e diversos equipamentos esportivos, área de estacionamento, quiosques, dentre outros equipamentos, em diálogo e aprovação dos órgãos ambientais. De frente a lagoa, foi inaugurada a nova sede da Congregação Cristã no Brasil, que é a maior do Interior da Bahia. Menos de mil metros do local também está sendo erguido o segundo hipermercado da cidade.
Por: Redação Iguanambi