
Na noite deste sábado (18), um enxame de abelhas foi capturado na Avenida Deolinda Martins, no bairro Santo Antônio, em Guanambi (BA). De acordo com informações repassadas ao PORTAL VILSON NUNES, a captura começou por volta das 19h e durou cerca de 1 hora. Os trabalhos foram desenvolvidos por 3 (três) apicultores, sendo Eldideus da Associação dos Apicultores da Micro Região de Guanambi; Natan da Mel Vipi Produtos Naturais e Alan da Agrovila 15 em Carinhanha. O trio contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guanambi.
Em contato com a nossa reportagem, o apicultor Natan esclareceu que, essas abelhas são comuns por conta do crescimento da cidade. “Essas abelhas vêm do campo – o habitat natural delas, por conta que no local que elas estão não tem mais alimentos ou não tem oco de árvores por conta do desmatamento aí elas voam fazendo migração – os conhecidos enxames voadores indo atrás de alimento e ao elas passarem na cidade, acabam pousando em uma árvore para descansar. Aí ao elas verem que naquele local há alimentação de flores e água é constante mais do que o habitat natural elas acabam ficando e começa a construção de uma nova colmeia“, afirma.
Ao finalizar, Natan solicitou que, as pessoas fiquem calmas ao verem esses enxames. Segundo ele, a primeira providência é chamar um técnico da área que é o apicultor para fazer a retirada do enxame.
Os apicultores informaram que o enxame capturado foi levado a um apiário – um local mais seguro e adequado para ser cuidado.