
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a manipulação da substância semaglutida, utilizada em medicamentos para o tratamento de diabetes tipo 2 e obesidade, como Ozempic, Wegovy e Rybelsus. A decisão foi publicada na última segunda-feira (25) no Diário Oficial da União.
Segundo a agência, a semaglutida é um insumo obtido por via biotecnológica e só pode ser importada para manipulação se vier do mesmo fabricante registrado no Brasil. Dessa forma, a importação e a manipulação da versão sintética estão proibidas até que exista um medicamento registrado com esse tipo de insumo.
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) considerou a medida “um passo fundamental” para proteger a população contra práticas que colocam em risco a saúde. Já a fabricante Novo Nordisk, detentora da patente da semaglutida, afirmou que medicamentos manipulados irregularmente não oferecem garantias de pureza e segurança, podendo causar ineficácia do tratamento e reações graves.
Tirzepatida liberada
Na mesma decisão, a Anvisa manteve a permissão para a manipulação da tirzepatida, princípio ativo do Mounjaro, também indicado para diabetes tipo 2 e obesidade.
A SBEM criticou a manutenção da liberação e pediu que a agência estenda a proibição também a essa substância. Para a entidade, os riscos sanitários relacionados à tirzepatida manipulada são “idênticos e igualmente graves” aos da semaglutida.
Feito por Amanda Santos/Portal Vilson Nunes

