
Um advogado foi preso em flagrante nesta quarta-feira (21), após ser flagrado tentando entrar no Conjunto Penal de Serrinha, na região sisaleira da Bahia, portando drogas escondidas na bota e uma correspondência escrita por um interno.
De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), o advogado, identificado como Alexandre Laranjeira da Silva Santos, já vinha sendo monitorado por suspeita de atuar como intermediário na comunicação entre presos de diferentes unidades prisionais, prática conhecida como “pombo-correio”.
As investigações indicam que Alexandre facilitava a troca de mensagens e instruções entre detentos ligados a organizações criminosas, transportando bilhetes e recados entre penitenciárias. A carta apreendida com ele seria assinada por um preso do Conjunto Penal de Serrinha e continha orientações sobre atividades ilícitas fora da prisão.
No bilhete, o suposto autor orienta outro detento a responder com o nome completo, além de prometer ajuda para que ele deixe a prisão e passe a atuar no tráfico de drogas em Brumado, também no interior do estado. “Vou mandar droga para você vender e uma pistola para você portar. Procure trabalhar certo, vai ter uns pivetes que vai estar lá com você”, diz um trecho da mensagem.
O Conjunto Penal de Serrinha é uma unidade de segurança máxima, onde parte dos internos cumpre Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), com normas mais rigorosas que as do regime comum.
A Seap instaurou procedimento administrativo para apurar a participação de outros envolvidos no suposto esquema criminoso.
Após o flagrante, Alexandre foi conduzido à Delegacia Territorial de Serrinha, onde foi autuado. Ele poderá responder pelos crimes de associação ao tráfico e facilitação de comunicação entre integrantes de organização criminosa.
O caso segue sob investigação.
Feito por Portal Vilson Nunes