
A Infracea, administradora do Aeroporto Isaac Moura Rocha, em Guanambi, disse que em breve haverá voos regulares como pouso e decolagem na cidade. A informação foi publicada no site da empresa nesta quarta-feira (26).
Segundo a publicação, a diretoria da empresa está em conversas com empresas aéreas, como Azul Linhas Aéreas, Passaredo e Abaeté Linhas Aéreas. A intenção é convencer as companhias a ofertar voos regulares, uma vez que, após longa espera, o aeroporto está certificado pala Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pronto para receber seus voos.
“Dentre as companhias aéreas interessadas, temos a Azul Linhas Aéreas, empresa que atualmente tem grande relevância na aviação regional e doméstica no País”, diz a publicação.
No início do mês, Ronaldo Veras, Assessor Especial da Presidência da Azul, disse que a empresa continua interessada na operação, no entanto, ainda não há previsão de início dos voos regulares.
A empresa afirma que continua atuando para terminar as ações do Plano de Ações Corretivas definido pela Anac, e reafirma que as pendencias não são impeditivas para a implementação dos voos comerciais. A empresa afirma ainda que está preparada para o início da operação.
Contratada pela Prefeitura de Guanambi desde agosto do ano passado, a Infracea participou da atuação junto a Órgãos Federais, Prefeitura e Governo do Estado, visando a adequação do aeroporto para o recebimento da certificação operacional, a fim de possibilitar ao aeroporto receber voos regulares regionais.
A empresa afirma ainda ter realizado auditoria nas condições operacionais e estruturais do Aeroporto, chegando a um relatório completo que apresentou a real situação do local, adequando tudo às normas vigentes, como os Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil, as chamadas RBAC 107, 139, 153, 154, 169.
A partir deste relatório, foram designadas equipes especializadas em Operações Aeroportuárias, Segurança Operacional, Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita, Engenharia e Manutenção Aeroportuária. Todas essas ações foram fundamentais para deixar o Aeroporto Isaac Moura Rocha em condições de receber a certificação.
A Infracea informa também que os principais pontos de ajustes iniciais foram a capacitação e contratação de equipe própria, criação de procedimentos operacionais que garantem a segurança operacional das aeronaves, passageiros e funcionários.
Além disso, foram implantados controle de acesso, gestão junto aos hangares para se adequarem à legislação, ajustes em publicações aeronáuticas, entre outros.