
O Major PM, José Roberto Suarez, Subcomandante do 17º Batalhão de Polícia Militar, completa nesta terça-feira (19/12), 23 anos de estadia fixa em Guanambi. Ele chegou ao município em 1994, como Aspirante recém-formado e a promessa era a de ficar apenas 6 meses, cumprindo o período de aspirantado, no entanto os meses se passaram e aquele jovem aspirante foi promovido a 2° tenente e se viu completamente apaixonado pela cidade.
Nascido e criado em Salvador (BA), Suarez adotou o município de Guanambi como sua terra e, em 2001, por indicação da vereadora Eponina, recebeu o título de cidadão guanambiense, aprovado por unanimidade pelo Poder Legislativo. Recentemente, Suarez entrou para a história do 17º BPM em Guanambi, pois foi o primeiro aspirante do referido Batalhão a ser promovido ao posto de Major.

Antes de chegar ao cargo de subcomandante do 17º BPM, função que ocupa há cerca de 2 anos, o major Suarez comandou a 1ª Companhia em Guanambi por 4 anos; 3ª Companhia em Caculé por 8 anos; Foi coordenador de apoio administrativo e financeiro por 13 anos e ainda carrega com orgulho em seu currículo a marca de ter trabalhado por mais de 15 anos consecutivos como voluntário no carnaval de Salvador e por 4 anos na micareta de Feira de Santana.
Bastante respeitado em toda a região, o militar foi promovido a Segundo Tenente em julho de 1995; Primeiro Tenente em agosto de 1997; Capitão em dezembro de 2006 e Major da PM, em 21 de abril de 2017, ‘Dia de Tiradentes’, patrono das Polícias Militares.
Em contato com a reportagem do site Sudoeste Bahia, o Major falou sobre o significado desta data. “Sou apaixonado pela cidade de Guanambi. Um orgulho indescritível e um sonho realizado ter chegado como aspirante e hoje ser subcomandante do 17º BPM sem sair daqui. Se Deus permitir, ainda quero contribuir muito para Guanambi e as nove cidades que compõem a área do 17º BPM”, disse ele. Confira:
Fonte: Vilson Nunes / Sudoeste Bahia