
A cena que chama atenção na zona rural de Brumado não é de máquinas trabalhando, mas de uma moradora usando um balde de areia para tentar amenizar os buracos na estrada que liga os distritos de Ubiraçaba e Samambaia.
Um ano depois de o governador Jerônimo Rodrigues assinar, em palanque, convênio para a pavimentação asfáltica do trecho, a obra ainda não saiu do papel. Enquanto isso, a via segue em situação crítica, tomada por crateras que colocam em risco motoristas, motociclistas e pedestres.
A idosa Maria das Dores, de 61 anos, decidiu agir por conta própria diante do temor de acidentes. Com um balde, ela passou a jogar areia nos buracos mais profundos. “A situação tá feia. Os carros estão passando numa dificuldade que eu vejo a hora de tombar de tanto buraco”, relatou.
Ela lembra que, durante a visita ao Distrito de Ubiraçaba, houve promessa pública de asfaltamento. “O governador prometeu que ia fazer esse asfaltamento, mas até agora nada. Espero que ele tome providências porque não tem condições. É cada pancada que a gente assusta”, afirmou.
Quem também sente os prejuízos diariamente é o motociclista Edvaldo Pereira, que trabalha na região e utiliza a estrada todos os dias. “Todo dia a gente passa aqui desviando de um e outro buraco. Tá muito perigoso cair. Precisam consertar”, cobrou em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar.
Segundo ele, a população rural se sente esquecida. “Ele está se preocupando muito com festa. Só Deus pra ter misericórdia de nós”, declarou.
Moradores temem que, caso a situação continue, ônibus do transporte escolar e ambulâncias enfrentem ainda mais dificuldades para circular. Para a comunidade, a cobrança é clara: menos promessa e mais ação concreta para garantir segurança e dignidade a quem depende da estrada.
Feito por Portal Vilson Nunes com informações do site Achei Sudoeste