
O Ministério Público da Bahia, por meio da unidade sul do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco Sul), em ação conjunta com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, capturou na tarde deste domingo (18) Tiago da Silva Rocha, conhecido como “Tiba”, apontado como um dos líderes de uma organização criminosa com atuação em Eunápolis e em municípios do Extremo Sul baiano.
A prisão ocorreu na cidade de Ilha Grande, no estado do Rio de Janeiro, durante uma operação integrada que envolveu o Ministério Público da Bahia, a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, as Polícias Civis da Bahia e do Rio de Janeiro, além da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. No momento da abordagem, foi apreendida uma pistola calibre 9 mm em posse do suspeito.
Segundo as investigações, “Tiba” é apontado como articulador da fuga de diversos detentos registrada em dezembro de 2024 no presídio de Eunápolis, além de envolvimento no atentado contra o diretor da unidade prisional, ocorrido em 2025. As apurações indicam que ele exercia a função de gerente logístico da facção criminosa.
Ainda de acordo com os investigadores, o preso era responsável por coordenar o envio de drogas, armas e outros materiais ilícitos para Eunápolis e região, além de organizar rotas, distribuição dos entorpecentes e o pagamento de comparsas envolvidos no esquema criminoso.
O trabalho integrado entre as forças de segurança permitiu a identificação da estrutura operacional da organização e a coleta de elementos que reforçam a participação do suspeito na fuga em massa ocorrida no fim de 2024, quando vários custodiados escaparam do presídio regional. O preso permanece à disposição da Justiça.
Feito por Amanda Santos/Portal Vilson Nunes com informações do MP-BA