
Um idoso de 74 anos, morador do Centro de Caetité (BA), teve o celular invadido e sofreu um prejuízo estimado em R$ 50 mil após cair em um golpe envolvendo a falsa atualização da prova de vida do INSS. O caso aconteceu no fim da tarde de segunda-feira (1º).
Segundo o relato registrado na Delegacia Territorial de Caetité, o idoso recebeu mensagens pelo WhatsApp enviadas por um número com DDD 13. O remetente se identificava como atendente da Previdência Social e pedia que ele confirmasse se já havia realizado a prova de vida. A orientação era para apertar o número 1 caso já tivesse feito o procedimento ou o número 2 caso ainda não tivesse realizado.
Ao clicar no número informado, o aparelho celular do idoso foi invadido e criminosos tiveram acesso à sua conta bancária. De acordo com o registro, os golpistas contrataram um empréstimo vinculado à aposentadoria dele, no valor aproximado de R$ 50 mil.
O caso foi comunicado à polícia e será investigado.
Como não cair em golpe
O site do INSS orienta o segurado a concentrar todas as operações de atualização no espaço Meu INSS na plataforma Gov.br e jamais compartilhar login e senha. As dicas para os aposentados são as seguintes:
1. Manter os dados de contato, como telefone, e-mail e endereço atualizados no Meu INSS ou pelo telefone 135.
2. Não atender solicitações de dados por e-mail, mensagem ou telefone.
3. Não clicar em links enviados por SMS e desconfiar de mensagens não identificadas. O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41;
4. Acessar o MEU INSS na plataforma Gov.br para confirmar o contato ou a convocação;
5. Usar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir solicitações do INSS, seja para agendar um serviço ou para entregar algum documento.
O INSS garante que nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos. A atitude preventiva e o monitoramento do CPF são sempre as melhores medidas para cuidar dos seus dados pessoais e manter um bom score de crédito na aposentadoria.
Feito por Portal Vilson Nunes