PUBLICIDADE

STF determina início do cumprimento da pena de 27 anos imposta a Bolsonaro

(Foto: Reprodução)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta terça-feira (25), o início do cumprimento da pena de 27 anos e 3 meses de prisão aplicada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A decisão foi assinada após o trânsito em julgado das ações do núcleo 1 da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado.

Com a conclusão do processo, Bolsonaro passa a cumprir pena em regime fechado na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde já estava detido preventivamente desde o último sábado (22). Ele foi condenado por liderar uma organização criminosa que, segundo o julgamento, atuou para mantê-lo no cargo após as eleições de 2022.

As condenações incluem organização criminosa armada, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência, ameaça grave contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

A prisão preventiva havia sido decretada por Moraes após Bolsonaro violar a tornozeleira eletrônica usando um ferro de solda, episódio que levantou suspeita de possível fuga. A convocação de uma vigília por apoiadores também reforçou o entendimento de risco à ordem pública.

A defesa deve apresentar novo pedido de prisão domiciliar, alegando questões de saúde e idade,  Bolsonaro. Um pedido semelhante já havia sido negado pelo STF, que rejeitou a solicitação de prisão domiciliar humanitária.

Feito por Amanda Santos/Portal Vilson Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Leia mais

PUBLICIDADE