
A Câmara de Vereadores de Palmas de Monte Alto (BA) sediou, na última sexta-feira (14), a Audiência Pública de Avaliação do Decênio 2015–2025 do Plano Municipal de Educação (PME). O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, reuniu profissionais da área, sociedade civil e representantes de instituições diversas para analisar o desempenho das metas estabelecidas há dez anos e debater os caminhos para o novo plano, que será construído para o período de 2026 a 2036.
Durante a apresentação, foram exibidos dados que mostram avanços importantes, mas também desafios que permanecem, especialmente na área da alfabetização, ponto considerado crítico pelos avaliadores. A participação expressiva do público marcou a audiência, que teve momentos de escuta, exposição de indicadores e coleta de propostas.
O professor e doutor em Educação, Ginaldo Cardoso de Araújo, representante da Universidade do Estado da Bahia, destacou a importância do processo avaliativo e chamou atenção para os índices de alfabetização.
“Os números mostram que ainda temos um gargalo muito grande na alfabetização. Se uma criança não desenvolve leitura e escrita no início do processo, isso compromete toda a trajetória escolar. Agora é o momento de pensar estratégias mais fortes e ousadas para o próximo plano.”
Ele também ressaltou a participação da comunidade:
“A educação é uma preocupação de todos. A presença da sociedade civil, das instituições e das famílias mostra que a construção de um plano eficaz depende da colaboração coletiva.”
A secretária municipal de Educação, Ana Luíza, destacou que o encontro marcou o início das discussões para o novo PME e reforçou que os resultados do decênio anterior não dependem exclusivamente da secretaria:
“As metas só podem ser cumpridas com o envolvimento das escolas, das equipes educacionais, das famílias e de toda a comunidade. Este encontro fortalece o compromisso com a construção de um plano mais inclusivo, participativo e alinhado à nossa realidade.”
Ela também mencionou avanços alcançados recentemente no município:
“Em 2025 tivemos progressos importantes, como a criação do CAEM, que hoje atende 270 crianças e adolescentes, e o fortalecimento das formações continuadas para todos os profissionais da educação. Estamos avançando e esses resultados serão considerados na elaboração do novo plano.”
Feito por Portal Vilson Nunes