
Um tornado de categoria F3, com ventos que chegaram a 250 km/h, devastou a cidade de Rio Bonito do Iguaçu (PR) e deixou um rastro de destruição, mortes e feridos. De acordo com a Defesa Civil, 90% da área urbana foi atingida, resultando em seis mortos, duas pessoas desaparecidas e 432 feridas.
O fenômeno, confirmado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), foi classificado como um dos mais intensos já registrados no estado. Casas, comércios e estruturas inteiras foram destruídos em poucos minutos. [assista]
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Portal Vilson Nunes (@portalvilsonnunes)
O governador Ratinho Junior informou que o governo estadual estuda decretar estado de emergência para facilitar a reconstrução das áreas afetadas e o acolhimento das vítimas.
“Em Rio Bonito do Iguaçu, praticamente, as pessoas hoje não têm onde dormir mais. Nós já estamos preparando desde ontem à noite alojamentos”, declarou.
Ainda segundo o governador, a força do tornado foi inédita nas últimas décadas:
“Nos últimos 30, 40 anos não se via um tornado com essa intensidade. Vimos silos gigantescos indo ao chão, postos de gasolina e casas completamente destruídas. Foi uma catástrofe sem precedentes na história do Paraná.”
Equipes do governo federal e estadual estão no município para auxiliar nas buscas, prestar socorro e restabelecer serviços básicos. Parte da cidade permanece sem energia elétrica, e várias estradas estão bloqueadas por destroços.
O hospital de Laranjeiras do Sul, cidade vizinha, ficou superlotado e já atendeu mais de 200 pessoas, sendo nove em estado grave. A
Feito por Amanda Santos/Portal Vilson Nunes