
A construção da ponte que liga as comunidades de Espraiado, em Palmas de Monte Alto (BA), e Vesperina, em Riacho de Santana (BA), foi temporariamente paralisada, gerando preocupação entre moradores da região. A informação chegou ao Portal Vilson Nunes, que buscou esclarecimentos junto aos prefeitos Tito, de Palmas de Monte Alto, e Tito Eugênio, de Riacho de Santana.
De acordo com informações repassadas ao prefeito Tito pelo fiscal da obra, Otávio, da SIT, a interrupção dos serviços ocorreu em função do período de chuvas, que impossibilita o andamento da fase de fundação.
“A obra foi paralisada em função do período de chuva. Solicitei que a passagem molhada não fosse demolida, como está no projeto. A obra será realizada. Vou pedir à empresa a programação dos outros serviços. Assim que receber informo. Não há como fazer os serviços de fundação com chuva. A fundação é superficial”, explicou o fiscal.
Já o prefeito em exercício de Riacho de Santana, Tito Eugênio, compartilhou um áudio enviado pelo deputado federal Daniel Almeida, que também acompanhou o caso junto à Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra).
“Eles começaram a obra e tinham a intenção de começar pela fundação, mas a população reclamou que iriam tirar a passagem molhada. A Secretaria e a empresa decidiram não iniciar essa etapa agora, pois no período de chuva pode haver perda e prejuízo. Vão seguir trabalhando em galpão, fazendo as estruturas, e no início do ano, quando passar o período de chuvas, retomar a fundação e a instalação. A obra vai ter continuidade”, afirmou o parlamentar.
Investimento e importância da obra
A ordem de serviço para a construção da ponte foi assinada no dia 5 de maio de 2025, em Salvador, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do prefeito Tito, da deputada estadual Ivana Bastos, do deputado federal Daniel Almeida e da vereadora Selma de Leotério, vice-presidente da Câmara Municipal.
O projeto representa um investimento de R$ 3,7 milhões e prevê uma estrutura de 71,5 metros de extensão, sobre o Rio das Rãs, ligando o distrito de Espraiado, em Palmas de Monte Alto, à comunidade de Vesperina, em Riacho de Santana.
Além de melhorar o tráfego de veículos e o acesso entre os dois municípios, a ponte será essencial para o escoamento da produção agrícola e pecuária, fortalecendo a economia local e garantindo mais segurança e qualidade de vida para os moradores da região.
Mesmo com a paralisação temporária, tanto os gestores municipais quanto os representantes do Governo do Estado reafirmam o compromisso com a continuidade da obra, assegurando que os trabalhos serão retomados assim que as condições climáticas permitirem.
Feito por Portal Vilson Nunes