Estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Anísio Teixeira, em Palmas de Monte Alto (BA), desenvolveram um canudo ecológico a partir da casca de ovo. A inovação, criada por Maria Alice, Luma Badaró e Lorrany Lopes, tem como objetivo reduzir o impacto ambiental causado pelos plásticos e incentivar a sustentabilidade.
Com orientação do professor Ueliton Oliveira, o projeto surgiu em sala de aula e se destacou pela proposta de transformar um resíduo orgânico em um produto reutilizável e de baixo custo. “A inserção dos jovens na educação científica e empreendedora é fundamental para a formação integral do estudante, pois contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico, da criatividade e do protagonismo juvenil, preparando-os para enfrentar os desafios sociais, ambientais e econômicos do presente e do futuro”, afirmou o docente.
As alunas estudam agora o registro de patente e o aprimoramento do design para ampliar o uso do canudo. “Pensamos em registrar patente, pois trata-se de uma proteção essencial para garantir exclusividade e evitar cópias. Além disso, esse projeto não é apenas uma ideia criativa, e sim uma solução viável, com base científica e grande potencial de impacto ambiental e econômico”, disse uma das estudantes.
Feito por Amanda Santos/Portal Vilson Nunes