
A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, em caráter de urgência, na última terça-feira (26), o 19º pedido de autorização para empréstimo feito pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT). O valor solicitado é de 122,5 bilhões de ienes japoneses, equivalente a cerca de R$ 4,5 bilhões.
Segundo o governo, a contratação será realizada junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), com garantia da União. A proposta foi apresentada por meio do Projeto de Lei nº 25.894/2025 e recebeu parecer conjunto das comissões de Constituição e Justiça, de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Serviço Público e de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle.
De acordo com Jerônimo Rodrigues, os recursos serão destinados à “melhoria do perfil de endividamento do estado”, por meio da substituição de parte da dívida atual por outra com “condições mais favoráveis, com menor custo e maior prazo”.
A bancada de oposição votou contra o pedido. Desde o início da gestão, Jerônimo já obteve autorização para 19 operações de crédito, que somam aproximadamente R$ 23 bilhões.
Feito por Amanda Santos/Portal Vilson Nunes