PUBLICIDADE

Trump diz que presidente Lula pode ligar para ele “quando quiser”

Trump e Lula (Foto: Reprodução)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (1º) que o presidente Lula “pode ligar quando quiser”, demonstrando abertura ao diálogo direto. Trump declarou ainda que “ama o povo brasileiro”, mas criticou o governo do Brasil ao justificar a tarifa de 50% sobre exportações brasileiras, afirmando que “as pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada”. Essa foi sua primeira fala sobre o tema após assinar, na quarta-feira (30), a ordem executiva que impôs o tarifaço, o maior entre os parceiros comerciais dos EUA.

Em resposta indireta, Lula afirmou em rede social que sempre esteve aberto ao diálogo, mas ressaltou que os rumos do país são decididos pelos brasileiros e suas instituições. O presidente disse ainda que o governo trabalha para proteger a economia e responder às medidas norte-americanas.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, considerou positiva a sinalização de Trump e disse que a disposição ao diálogo é mútua. Haddad informou que pretende se reunir na próxima semana com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, para discutir temas comerciais e também a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes. Segundo ele, o encontro com Bessent será importante para esclarecer como funciona o sistema judiciário brasileiro e preparar uma possível conversa entre os presidentes.

Fonte: Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Leia mais

PUBLICIDADE