
Um grave caso de violência contra uma criança foi registrado no final da manhã de terça-feira (29), na Escola Municipal Airton Viana, situada no Bairro Baraúnas, em Brumado, na região sudoeste da Bahia. Uma mãe agrediu fisicamente seu filho de 6 anos, diagnosticado com transtorno do espectro autista (TEA), dentro da unidade escolar.
De acordo com a coordenadora do Ensino Fundamental II da escola, a criança teve um episódio de desregulação emocional por estar frequentando a escola pela primeira vez. “Ela desregulou e a mãe foi chamada para acalmá-la. Só que, ao invés disso, a mãe acabou batendo e machucando a criança”, relatou a educadora.
Diante da gravidade do fato, uma rede de proteção foi acionada, incluindo o Conselho Tutelar, psicólogos e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A promotora de Justiça, Daniela Almeida, determinou que a criança fosse retirada da guarda da mãe, de forma provisória.
“Isso até que a mãe se restabeleça e a criança possa voltar para o lar. Por enquanto, ela está com a avó, que a acolheu com todo carinho e amor”, detalhou a coordenadora escolar. Ela ressaltou que a medida tem como objetivo proteger a integridade física e emocional da criança, que, segundo relatos, vinha sofrendo agressões recorrentes. “A mãe não tinha condições psicológicas de estar com a criança”, acrescentou.
A criança foi submetida a exame de corpo de delito e o caso segue sob investigação das autoridades competentes.
Feito por Portal Vilson Nunes