
Estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Sinésio Costa, em Riacho de Santana (BA), desenvolveram copos biodegradáveis utilizando papéis descartados nas lixeiras da escola. A iniciativa, orientada pelas professoras Dulcinéia Ferreira e Nilva Araújo, busca oferecer uma solução sustentável para o descarte de papel, um dos principais resíduos recicláveis no país.
Segundo a Abrelpe, papel e papelão representaram 10,4% dos resíduos sólidos urbanos gerados entre 2020 e 2021. No projeto, os estudantes coletam, higienizam, trituram e moldam o material. Após a secagem, os copos recebem revestimento com ceras naturais, como a de abelha, tornando-os impermeáveis e prontos para o uso.
“A proposta vai além da reutilização de resíduos; ela representa uma mudança de mentalidade”, destacou a professora Nilva. A aluna Fernanda Gabriela reforça que o método é acessível e eficaz, desde que haja orientação e engajamento.
As estudantes envolvidas na pesquisa são: Ana Luiza Menezes Oliveira, Bruna Dayssy de Souza Lima, Camila Souza Miranda, Fernanda Gabriela, Kawany Beatriz Sena de Amorim, Mariana Araújo Macêdo e Sofia Lima Alves.
Feito por Portal Vilson Nunes