PUBLICIDADE

Governo estuda reduzir custo da CNH em até 80% com fim da obrigatoriedade de autoescolas

Foto: Reprodução

Um projeto em elaboração pelo Ministério dos Transportes poderá reduzir em até 80% o custo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para as categorias A e B, motocicletas e veículos de passeio. Atualmente, o valor médio da CNH gira em torno de R$ 3,2 mil.

A proposta prevê o fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas, com o objetivo de democratizar o acesso à habilitação e facilitar a qualificação profissional, especialmente para quem busca o primeiro emprego. Segundo o ministro dos Transportes, Renan Filho, o Brasil é um dos poucos países que ainda exige carga horária mínima antes das provas, o que ele considera um entrave.

A medida, já encaminhada à análise do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, permitirá que os candidatos optem por formas alternativas de aprendizado. As autoescolas continuarão existindo, mas poderão deixar de ser um requisito obrigatório. Apesar da flexibilização, a exigência de aprovação nos exames teórico e prático dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) será mantida.

Feito por Amanda Santos/Portal Vilson Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Leia mais

PUBLICIDADE