PUBLICIDADE

Lula envia ao Congresso projeto para tornar 2 de Julho feriado nacional da independência

Lula (Foto: Divulgação)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou ao Congresso Nacional, nesta terça-feira (1º), um projeto de lei que propõe transformar o dia 2 de julho em feriado nacional. Atualmente, a data é feriado estadual na Bahia, onde é comemorada a Independência da Bahia.

O 2 de julho é considerado o marco da consolidação da independência do Brasil, simbolizando a expulsão definitiva das tropas portuguesas em 1823, um ano após o grito da Independência proclamado por D. Pedro I em 7 de setembro de 1822. Para Lula, o momento é decisivo na história do país e precisa ser valorizado nacionalmente. “É verdade que D. Pedro fez o grito da Independência, todo mundo sabe disso, mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente”, afirmou o presidente em vídeo publicado nas redes sociais.

Na gravação, Lula aparece ao lado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, do líder do governo no Senado, Jacques Wagner (PT-BA), e do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Sidônio Palmeira, todos baianos. Segundo o presidente, o reconhecimento nacional da data é uma forma de resgatar um capítulo da história brasileira que, segundo ele, não está presente nos livros didáticos.

Em entrevista concedida ao Jordal da Manhã, telejornal da TV Bahia, o presidente explicou que o projeto não faz da data um feriado nacional. “O país já tem muito feriado”, disse. Segundo ele, o reconhecimento da data, que já é feriado na Bahia, é muito mais importante que um feriado nacional.

Feito por Portal Vilson Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Leia mais

PUBLICIDADE