
Dois vereadores do município de Pindaí, no sudoeste da Bahia, denunciaram ao Ministério Público Estadual (MPE) um possível esquema de fraude envolvendo a empresa FRED DIAS GUIMARÃES LTDA – ME, contratada pela prefeitura local por R$ 400 mil para prestar serviços de borracharia.
Segundo os parlamentares Alex do Forró e Juvan Sales, a empresa foi aberta em 2022 por um motorista da própria prefeitura e, pouco tempo depois, venceu uma licitação considerada milionária para a manutenção de pneus da frota municipal. Os vereadores afirmam ter ido pessoalmente ao endereço cadastrado como sede da empresa, mas não encontraram estrutura física, funcionários ou sinais de funcionamento. Para eles, há indícios de que a empresa seja de fachada, usada para justificar contratações fictícias. [assista]
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Portal Vilson Nunes (@portalvilsonnunes)
Ainda de acordo com os vereadores, ao tentarem contato com o proprietário da empresa, foram alvo de xingamentos e respostas ofensivas. A denúncia ao Ministério Público aponta possível fraude à licitação, além da possibilidade de dano ao erário e prática de improbidade administrativa.
O OUTRO LADO
Em nota de esclarecimento divulgada nesta terça-feira (13), o prefeito João Evangelista Veiga Pereira afirmou que a licitação foi realizada em formato eletrônico, com participação de duas empresas. Segundo ele, após a etapa de lances, a empresa Fred Dias Guimarães foi declarada vencedora pelo valor de R$ 400.250,00. A Comissão de Licitação teria verificado a regularidade do contrato social, registrado na Junta Comercial do Estado da Bahia, e do CNPJ junto à Receita Federal, que indica como endereço a Rua São João, 999, no centro de Pindaí.
O gestor informou ainda que, diante das denúncias feitas em vídeo pelos vereadores, determinou que o fiscal do contrato apure as informações sobre a execução do serviço e solicitou à empresa contratada esclarecimentos sobre o local exato de funcionamento da sede.
Até o momento, o Ministério Público ainda não informou se irá instaurar procedimento investigatório.
Feito por Amanda Santos/Portal Vilson Nunes