
Alunos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Brumado, estão acampados há mais de dez dias na sede provisória da instituição em protesto pela falta de uma sede própria. O grupo reivindica diálogo direto com o governador Jerônimo Rodrigues (PT), que até o momento não se pronunciou sobre o impasse.
A situação ganhou força após o Governo da Bahia ceder à Prefeitura de Brumado, por dois anos, o prédio do antigo Colégio Estadual de Brumado (CEB), imóvel que havia sido solicitado pelos estudantes para abrigar o campus XX da UNEB. Atualmente, a universidade funciona em um prédio alugado e, segundo os alunos, a infraestrutura é precária: salas com capacidade para 30 pessoas chegam a receber 55 estudantes. “Muitas vezes, os professores precisam dar aula no pátio”, relatou uma aluna ao Achei Sudoeste.
Os estudantes afirmam que a transferência para o CEB permitiria não apenas melhores condições de ensino, mas também a ampliação de cursos e turmas. Como parte do protesto, confeccionaram um boneco com o rosto do governador, acompanhado da provocativa frase: “Jerônimo: Judas ou justo da educação pública?”.
Além do acampamento, estão previstas manifestações e ações de mobilização nesta semana para conscientizar a comunidade local sobre a situação enfrentada pela UNEB no município.