![](https://vilsonnunes.com.br/wp-content/uploads/2025/02/clipboard5-vert.jpg)
Dois filhotes de cachorro foram resgatados pela Polícia Civil na manhã desta quarta-feira (5) em Palmas de Monte Alto, no sudoeste da Bahia. Os animais estavam em situação de abandono dentro do quintal de uma residência no bairro Jardim Brasil. A ação contou com o apoio da Vigilância Sanitária do município.
De acordo com a polícia, a operação foi realizada após uma denúncia anônima recebida na terça-feira (4). O informante relatou que os cachorros estavam sem alimentação e em condições precárias de higiene. Vídeos enviados à delegacia reforçaram a suspeita de maus-tratos.
Com a gravidade da situação, o delegado Denner Lucas Alvares Brito coordenou a diligência para resgatar os animais. Segundo a Polícia Civil, foi necessário arrombar o cadeado da residência para acessar o quintal e salvar os filhotes. No local, as autoridades confirmaram a situação de abandono.
A dona do imóvel, apontada como responsável pelos animais, está viajando e será ouvida pela polícia assim que retornar. A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o caso, e a mulher deverá responder por maus-tratos, crime que prevê pena de dois a cinco anos de reclusão. [assista]
Ver essa foto no Instagram
Os filhotes foram encaminhados para avaliação veterinária, onde receberam os primeiros cuidados. “O médico veterinário irá prescrever os medicamentos necessários e elaborar um laudo que será anexado ao inquérito. Após a recuperação, os animais serão destinados para adoção“, informou a polícia.
O delegado Denner Lucas agradeceu à população pela denúncia e ressaltou a importância da participação comunitária no combate aos maus-tratos contra animais. “Não poderíamos permitir que essa situação continuasse. Agradecemos também o apoio da Vigilância Sanitária, que foi essencial na ação“, destacou.
Após a operação, diversos moradores manifestaram apoio ao trabalho da polícia e elogiaram a iniciativa. “Fiquei emocionada ao ver a polícia agindo. Esses animais não tinham voz, mas agora terão uma nova chance”, comentou uma internauta ao Portal Vilson Nunes.
Feito por Portal Vilson Nunes