
Com a temática Entre Conexões e Composições: as Competências Socioemocionais na Escola, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou entre os dias 08 e 10 de fevereiro o 1º Encontro Pedagógico do ano letivo de 2023 da rede pública municipal de educação de Palmas de Monte Alto.
Na perspectiva de uma escola que se abre para o movimento da vida, numa rede de relações e afetos para o seu fortalecimento, o Encontro foi pensado e organizado para oportunizar experiências sobre as competências socioemocionais aos profissionais da educação da rede municipal, não como experiência para ser apreendida e transmitida passivamente, mas para recriar e potencializar outras vivências, para fazer conexões, combinações e composições que favoreçam os sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem e à escola.
Na noite de quarta-feira, 08 de fevereiro, realizou-se o evento de abertura do Encontro que promoveu o reencontro entre colegas com vivências formativas e culturais. Participaram da mesa de abertura a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Vicência Paula da Conceição Gomes e o Prefeito Manoel Rubens Vicente da Cruz que ressaltaram os importantes investimentos realizados na educação do município.
A palestrante da noite, a psicóloga Dra. Jussara Aguiar Coelho, abordou a importância do autocuidado e o desenvolvimento de competências socioemocionais. A noite foi encerrada com um momento lúdico de sorteio de brindes e show do cantor e compositor Leandro Ruy.
Na manhã do dia 09 de fevereiro, quinta-feira, os profissionais da educação compuseram um momento de diálogo com profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da Equipe Multiprofissional na escola, fisioterapeutas e assistente social, com a abordagem “Educação e Saúde: conexões necessárias” ênfase nas ações do Programa Saúde na Escola. Na oportunidade, o Secretário de Saúde Marcos Túlio Laranjeira Rocha falou da importância da intersetorialidade de ações em saúde e educação para o desenvolvimento do município de Palmas de Monte Alto.
Ainda, na tarde do dia 09 e manhã do dia 10, os professores participaram de oficinas formativas com foco em:
- Entender e refletir sobre o conceito de competências socioemocionais e sua importância no contexto escolar;
- Mobilizar os profissionais da escola para lidar e aperfeiçoar suas emoções no sentido de oportunizar um ambiente socioemocional favorável na escola;
- Destacar as principais competências socioemocionais e como elas podem ser mobilizadas na sala de aula;
- Conhecer as conexões e composições que a escola pode fazer para desenvolver um ambiente socioemocional favorável às aprendizagens.
Por fim, na tarde da sexta-feira, os profissionais da educação puderam se reunir por unidade escolar para o planejamento das primeiras ações do ano letivo de 2023.
A Secretária Municipal de Educação, Vicência Paula da Conceição Gomes, avaliou positivamente o 1º Encontro Pedagógico de 2023, destacando sua importância para a política educacional, pois é o momento de alinhamento de objetivos e planejamento conforme as intencionalidades e demandas da rede municipal de educação.
Fonte: Ascom