
Durante as comemorações de 7 de setembro, profissionais da enfermagem do município de Guanambi e da região saíram às ruas vestidos de preto para protestar contra decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, que, através de liminar, suspendeu o piso salarial nacional da enfermagem.
Em seu pronunciamento, o enfermeiro Xavier, conclamou à população para apoiar a causa dos profissionais, pois depois de mais de 30 anos de luta, o direito conquistado pela categoria foi revogado de forma arbitrária. “pedimos que a população nos apoie, precisamos de vocês, que são assistidos nos hospitais, nos PSFs, e das clínicas particulares de todo o Brasil, enfermagem avante, se estamos nas ruas hoje, dia 7 de setembro, Dia da Independência, é porque ainda precisamos de independência, e não vamos baixar a cabeça, enfermagem unida jamais será vencida”, disse.
Durante o ato, os enfermeiros expuseram faixas pedindo qualidade de vida e dignidade à classe. Durante a pandemia, muitos enfermeiros e técnicos de enfermagem perderam suas vidas trabalhando na linha de frente contra a Covid-19.
O protesto foi marcado pelo coro: “a enfermagem unida jamais será vencida”.