Com iniciativa inédita, Vara Criminal da Comarca de Palmas de Monte Alto realiza audiência na casa de vítima que possui dificuldades de locomoção

Foto: Reprodução

Na manhã desta sexta-feira (2), a Vara Criminal da Comarca de Palmas de Monte Alto implementou uma medida de realização de audiência criminal na casa de vítima, que reside na Lagoa do Couro, próximo ao distrito de Espraiado, a qual possui dificuldades de locomoção, por ser cadeirante, e não tem acesso à internet.

Assim sendo, o juiz de Direito Substituto, Drº Arthur Antunes Amaro Neves, na companhia do Promotor de Justiça, Drº Francisco de Freitas Junior e do advogado de defesa, Drº Raveno Badaró Cotrin, deslocou-se até a casa da vítima, onde presidiu a audiência criminal e colheu seu depoimento.

A iniciativa, que se insere num conjunto de medidas adotadas pela unidade judiciária local para garantir o mais amplo acesso à Justiça e a garantia de direitos, foi efetivada com apoio da Prefeitura Municipal de Palmas de Monte Alto, que forneceu transporte, e da Policia Militar do Estado da Bahia que realizou a escolta e segurança das autoridades.

Em depoimento à reportagem, o juiz Dr. Arthur enfatizou que “a Justiça precisa estar sensível às peculiaridades e aos contornos concretos da comunidade local, compreendendo as limitações e necessidades dos jurisdicionados. Nesse sentido, a “JUSTIÇA EM CASA” é um projeto que visa assegurar o acesso igualitário ao judiciário, como forma de levar a audiência àqueles que não podem vir até ela. A audiência de hoje foi bem sucedida e foi a primeira a ser realizada nesse formato em toda a histórica da comarca. Fica, aqui, o meus agradecimentos ao executivo local e ao comando da polícia militar”, disse.

No mesmo sentido, o representante do MP, Dr. Francisco, manifestou que “o Poder Judiciário e o Ministério Público, como pilares da democracia, precisam aproximarem-se cada vez mais do cidadão e, nada melhor para isso, que esta iniciativa de Dr. Arthur, Juiz de direito desta comarca, de colher depoimento de uma vítima, impossibilitada de comparecer ao Fórum e sem internet para participar de uma audiência por vídeo conferência, na residência dela, numa comunidade rural distante da sede da comarca”, afirmou.

Fonte: Ascom

One thought on “Com iniciativa inédita, Vara Criminal da Comarca de Palmas de Monte Alto realiza audiência na casa de vítima que possui dificuldades de locomoção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.