PUBLICIDADE

Centenas de peixes aparecem mortos em lagoa na zona rural de Malhada; vigilância sanitária investiga caso

Foto: Leitor do Portal Vilson Nunes

Na manhã desta terça-feira (8), centenas de peixes apareceram mortos, na Lagoa do Mocambo, na zona rural de Malhada (BA). Informações obtidas pelo PORTAL VILSON NUNES dão conta que é comum isso ocorrer no alagadiço, onde a água invadiu e matou a vegetação que, ao apodrecer, retira todo o oxigênio da água. Contudo, os peixes estão morrendo também dentro da lagoa e a suspeita é que possa haver também envenenamento por agrotóxicos, já que a cheia do São Francisco “lavou” várias áreas de lavoura. O odor fétido de peixes em putrefação pode ser sentido de longe.

Ainda nesta terça-feira, uma equipe da Vigilância Sanitária de Malhada visitou a lagoa e, recolheu material e amostras da água para investigação. Às margens dessa lagoa ficam os povoados de Alto Bonito e Mocambo, onde a renda principal vem da pesca. Isso se torna um risco para a saúde pública, pois ainda assim a população continua a pescar. Diante disso, fica o alerta para que a população dos povoados e cidades circunvizinhas não comprem/consumam peixes capturados no Mocambo até a conclusão da investigação.

Na última segunda-feira (7), a PM apreendeu cerca de trezentos e cinquenta metros de redes armadas no local, que foram removidas para o 2° Pel/Malhada. Nenhum pescador foi encontrado. A PM continuará com a fiscalização no período da Piracema, de 1° de novembro a 28 de fevereiro, época em que a atividade é proibida por conta do processo de reprodução dos peixes, contando com o apoio da comunidade.

Feito por Portal Vilson Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Leia mais

PUBLICIDADE