O glaucoma é uma doença ocular de caráter progressivo, causada principalmente pela elevação da pressão intraocular que provoca lesões no nervo ótico, que se não tratado a tempo, acomete a perda do campo visual podendo causar cegueira. Diante disso, preocupada com os impactos que essa patologia pode causar na vida das pessoas, quando não tratada, a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas de Monte Alto em parceria com o Instituto Oftalmológico da Bahia (IOBA) realizou nesta quinta-feira (03/04), no Sindicado dos Servidores Públicos Municipais a segunda etapa do Projeto Glaucoma.

A ação teve inicio logo no inicio da manhã e atendeu um total de 266 pacientes, com a realização de exames e medição de pressão ocular dos quais foram constatados 56 novos casos da doença. Foi oferecido também exame de revisão, e 52 pacientes já diagnosticados com glaucoma foram atendidos, dando continuidade ao tratamento. A realização dos procedimentos contou com a colaboração de seis membros do IOBA, sob a direção do médico oftalmologista Dr. Pablo Laranjeira e a seleção dos pacientes foi feita pelos Agentes Comunitários de Saúde.

Além do atendimento, todos os pacientes diagnosticados com a patologia receberam orientações importantes dos especialistas e a medicação de uso contínuo para o período de 90 dias.  A próxima etapa do Projeto ficou agendada para o dia 03 de julho, em que serão realizadas as revisões e o atendimento a novos pacientes.

Fonte: Assessoria de Comunicação

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here