Pedaço de meteorito é encontrado na zona rural de Palmas de Monte Alto

Meteorito encontrado na Fazenda Água Branca, em Palmas de Monte Alto (Fotos: Vilson Nunes / Rádio Visão FM)

A queda de um meteorito, na manhã desta sexta-feira (26/05), surpreendeu os moradores da Fazenda Água Branca, na zona rural do município de Palmas de Monte Alto (BA). O fenômeno foi registrado por volta das 11h20, numa estrada da referida localidade, há cerca de 70 metros da residência do senhor José Otílio Francisco Paes, 71 anos, mais conhecido como ‘Bieba’. A filha do lavrador, identificada como Sirlene da Silva Paes, 33 anos, e sua neta Márcia Eduarda Paes do Nascimento, de 12 anos, foram as primeiras a ter contato com o objeto. Ambas disseram que, após ouvirem um forte barulho, saíram da casa e encontraram a pedra ainda quente e com fumaça. Vários moradores também confirmaram o estrondo.

O meteorito encontrado que pesa quase 1kg, tem 9 cm de comprimento, 5 cm de altura e 6 cm de largura. O objeto é escuro apenas por fora, com uma fina película chamada de crosta de fusão. No Brasil, quem encontra um meteorito passa a ser dono dele e pode vendê-lo a quem quiser, ao contrário de outros países, como os Estados Unidos, onde a posse pertence ao dono das terras onde corpos interplanetários caem.

Em entrevista ao programa Giro de Notícias da Rádio Visão FM, a senhora Sirlene, ‘dona da pedra’, informou que ainda não sabe o que fará com o objeto, mas ressaltou que caso não compense vender, ela prefere ficar com o meteorito, como uma recordação de um caso raro que aconteceu no quintal de sua casa. “Se a prefeitura tiver o interesse de comprar para deixar exposto no município, eu posso até pensar em vender, mas se não, eu prefiro deixar na minha casa mesmo”, manifestou.

O professor de história, Nilton Flávio Azevedo, esteve no local para uma análise preliminar e, segundo ele, diante do que foi relatado e analisado, o objeto trata-se de um meteorito, pois além de passar no teste realizado com um ímã, é possível ver ligas metálicas na pedra. O educador ainda explicou que encaminhará uma amostra para a astrônoma e pesquisadora do Museu Nacional do Rio de Janeiro, Elizabeth Zucolotto, para que ela possa realizar o estudo, onde será possível fazer uma análise química, metalográfica e geocronológica do meteorito encontrado. “Encaminharemos a amostra de 30 g para análise e após o laudo completo, a equipe da professora deverá fazer todo o procedimento para catalogar a pedra, assim como foi feito anos atrás com o primeiro encontrado no município”, explicou Azevedo.

De acordo com as informações obtidas pela reportagem, na Bahia, só existem 5 meteoritos registrados. Este que caiu na manhã desta sexta-feira (26), em Palmas de Monte Alto, poderá ser o sexto catalogado no estado, tornando o município montealtense como um dos únicos no país a ter dois registros de meteoritos encontrados.

Veja o vídeo, onde o professor Nilton Azevedo, explica como o objeto fora encontrado:

HISTÓRIA

Em Palmas de Monte Alto, outro meteorito já fora localizado na década de 40, pelo senhor Francisco da Cruz, conhecido por ‘Chico de Nem Grande, ‘ lavrador já falecido, ele estava no Alto da Serra de Monte Alto, coletando seiva de mangabeira quando sua atenção foi despertada por uma pedra de formato irregular. Ao bater no objeto com a ferramenta, percebeu um som metálico característico de golpes de ferro contra ferro. Para remover a pedra cujo peso é de 150 kg, Francisco foi buscar ajuda, retornando com dois companheiros e um cobertor forte com o qual armou uma espécie de rede onde o meteorito foi depositado e posteriormente transportado sobre os ombros de dois homens. Apesar de ter sido encontrado nos anos 40, o objeto só foi catalogado em 2008, após um professor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) tomar conhecimento da existência do meteorito guardado na Escola Municipal Marcelino Neves, e comunicar o fato a Dra. Elisabeth Zucolotto, que de imediato se prontificou a viajar à Bahia, a fim de coletar amostra e levantar informações sobre o achado. Atualmente o referido meteorito encontra-se sob a guarda da Prefeitura Municipal de Palmas de Monte Alto.

Fonte: Vilson Nunes / Rádio Visão FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.