Palmas de Monte Alto: Palestra sobre prevenção ao câncer de mama marca programação do ‘Outubro Rosa’

Palmas de Monte Alto: Palestra sobre prevenção ao câncer de mama marca programação do ‘Outubro Rosa’ (Foto: Vilson Nunes / Rádio Visão FM)

Despertar e incentivar nas mulheres a prevenção ao câncer de mama foi o objetivo da palestra realizada na manhã da última quarta-feira (11/10), no Auditório Jorge Amado, do Colégio Municipal Eliza Teixeira de Moura, no centro de Palmas de Monte Alto (BA). A programação faz parte das comemorações do “Outubro Rosa”, mês voltado para a conscientização quanto à prevenção a doença. A realização da palestra foi iniciativa da enfermeira Sirlei Barbosa, da equipe do Centro de Saúde Clóvis Andrade Veiga, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde. O evento contou com a presença de vários profissionais da saúde, além de pessoas da comunidade.

A palestra “Prevenção do Câncer de Mama” foi ministrada pela enfermeira Dorotéia Teixeira Reis, que destacou que a iniciativa é muito importante, pois incentiva a conscientização quanto à prevenção. Em entrevista ao programa Giro de Notícias, da Rádio Visão FM, a enfermeira Doroteia, reforçou a importância da prevenção, relatando que a mulher precisa fazer os exames seriados, mas principalmente o autoexame, e se encontrar algum nódulo ou qualquer alteração mamária, deve procurar a sua unidade de saúde o mais rápido possível, pois o câncer de mama tem cura, desde que seja descoberto e tratado o mais cedo possível. “É importante levar para a população as informações necessárias para a prevenção. Na fase inicial da doença a possibilidade de cura é maior que 98%. A prevenção pode ser feita através do auto-exame, consulta anual com médicos e mamografia para o diagnóstico precoce”, manifestou. Ouça na íntegra a entrevista:

De acordo com informações repassadas pela Secretaria de Saúde, durante todo o mês de outubro serão realizadas atividades voltadas para a prevenção, enfatizando a necessidade de visitas periódicas ao médico e do autoexame das mamas.

O Outubro Rosa é um movimento popular internacional que faz referência a luta contra o câncer de mama.

Fonte: Vilson Nunes / Rádio Visão FM