Foto: Divulgação

Na manhã de sábado (06/05), o Secretário Municipal de Saúde de Palmas de Monte Alto (BA), Marcos Túlio Laranjeira Rocha, ‘Tito’, confirmou à reportagem do Portal Vilson Nunes, que o município firmou importante parceria com o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) para a realização do Mutirão do Rastreamento do Câncer de Mama em mulheres montealtenses de 50 a 69 anos, no período de  16 a 22 de junho, em horário e local a serem definidos posteriormente.

Conforme informou o secretário, no próximo dia 16 de maio, a partir das 8h,  na Câmara de Vereadores de Palmas de Monte Alto, será realizada uma  apresentação do  ‘Programa Saúde Sem Fronteiras’, cujo objetivo principal é fazer o diagnóstico precoce do câncer de mama. Durante o evento serão esclarecidos os critérios de atendimento. Após o mutirão, as mulheres com diagnóstico positivo, serão encaminhadas para  o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico a ser realizado em unidades de alta complexidade em oncologia na região de residência das pacientes.

A carreta estará realizando mamografias em mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária  considerada de maior risco para a doença. A capacidade técnica da unidade móvel, dotada de dois mamógrafos, é de realizar 140 mamografias ao dia. Portanto, nos 7 dias de mutirão em Palmas de Monte Alto a expectativa de realização é de quase 1000 exames.

Neste mês de maio, o programa está atendendo os municípios de Guanambi, Candiba, Caculé e Ibiassucê.

Fonte: Vilson Nunes / Rádio Visão FM

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here