Gatos nascem grudados e chamam atenção de moradores em Palmas de Monte Alto

Gatos nascem grudados e chamam atenção de moradores em Palmas de Monte Alto (Foto: Vilson Nunes / Sudoeste Bahia)

O nascimento de dois gatinhos na manhã desta terça-feira (17/10), na Rua Niterói, no Bairro Santa Cruz, no município de Palmas de Monte Alto (BA), chamou a atenção de vizinhos e curiosos que viram os animais de perto. Segundo informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, os felinos estavam grudados por parte do tronco e da cabeça. Devido o tamanho e a junção não foi possível identificar a quantidade de olhos, bocas e narizes.

Durante entrevista, ‘Dona Nita’, proprietária da gata, relatou que na tarde do dia anterior, ‘Pretinha’ como chama o animal de estimação, já havia dado à luz dois filhotes normais, e por volta das 10h do dia seguinte, os outros nasceram mortos com má formação genética. A mulher ainda ressaltou, que alguns minutos após, outro filhote nasceu normalmente, somando-se três gatinhos vivos. “Eles e a mãe estão saudáveis e alimentando muito bem”, disse Nita.

Um dos filhotes que nasceu normal na mesma gestação (Foto: Vilson Nunes / Sudoeste Bahia)

Procurado pela reportagem, o veterinário especialista em gatos, Waldemar Fonseca, esclareceu que diante da análise das imagens, é possível afirmar que esta deformidade possa ser em decorrência da consanguinidade (cruzamento com integrantes da mesma família), de algumaalteração genética ou até mesmo um teratoma de algum medicamento que o animal pode ter tomado.  “Isso sempre é um fato raro. É difícil que os animais sobrevivam, mas, através de uma cirurgia, se os dois tiverem todos os órgãos, é possível fazer a separação dos troncos. Neste caso, conforme nota-se nas imagens apresentadas, possivelmente os dois compartilhavam os mesmos órgãos e nem mesmo cirurgia poderia salvá-los” explicou. Ainda de acordo com o especialista, a gestação dos gatos até o parto dura, normalmente, entre 57 e 63 dias, acontecendo sempre em torno de 60 dias.

Com 4 anos de idade, este foi o segundo parto da gata de ‘Dona Nita’. Confira a entrevista completa dela:

Fonte: Vilson Nunes / Sudoeste Bahia